12 de dezembro de 2018

MÓDULO PRÁTICO DO PROJETO CONHECER PARA COOPERAR É REALIZADO NA FENCOM

Iniciativa do Sistema OCB para proporcionar maior conhecimento dos formuladores de políticas públicas a respeito da atuação das cooperativas brasileiras, o programa "Conhecer para Cooperar - Ramo Saúde", teve seu primeiro módulo prático em Belo Horizonte, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

O grupo foi formado por mais de 20 pessoas, entre representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério da Saúde (MS), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assim como do Sistema Ocemg, de cooperativas de outros Estados e do Sistema Ocesp.

Nos dois dias, foram visitadas a Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), a Cooperativa dos Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (Santacoop-BH) e a Unimed-BH, que apresentou ainda o Instituto, a Fundação e a Faculdade Unimed-BH.

A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, ressaltou a relevância do programa para todos os envolvidos. "A ideia do projeto é aproximar os entes públicos do trabalho desenvolvido pelo cooperativismo e, por outro lado, que nossos convidados consigam compreender o que acontece na base", explicou.

O grupo teve contato com diferentes lideranças do Ramo Saúde em Minas Gerais, que apontaram as dificuldades e as conquistas ao longo dos anos. O presidente da Fencom, Dr. Eudes Arantes Magalhães, apresentou as cooperativas que integram a Federação, o Software de Apoio ao Sistema Cooperativista (SASC), utilizado pelas filiadas, e deu ênfase à intercooperação. "Atuamos de forma que, cada uma, em sua particularidade e identidade, contribua efetivamente para o cooperativismo médico no Brasil", disse. A Fencom possui 42 filiadas distribuídas em Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Em seguida, Dr. Helton Freitas, presidente do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Setor Saúde (Ibedess) falou sobre a Judicialização no contexto da saúde suplementar. Diretor financeiro da Fencom e da Cooperativa dos Médicos do Instituto Materno Infantil de MG, Dr. João Tadeu Leite dos Reis, apresentou a Coopimimg, seu funcionamento, relacionamento com a Fencom e atuação com foco na negociação e faturamento de honorários da Saúde Suplementar. Na visita à Santacoop-BH, cooperativa de trabalho médico do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de BH, o foco foi o repasse de honorários do SUS.

De Belo Horizonte, o grupo viaja ainda para Goiânia e Fortaleza, para conhecer cooperativas médicas de cada localidade.


FENCOM - Federação Nacional das Cooperativas Médicas
Av. Contorno, 4.265, 6º andar, Funcionários - Belo Horizonte - MG - CEP 30110-021 | (31) 3232-5050
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h30min às 17h30min
FALE CONOSCO: fencom@fencom.com.br